SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE: COMUNHÃO E MISSÃO

Notícias da Diocese

25.05.2024 - 14:50:00 | 3 minutos de leitura

SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE: COMUNHÃO E MISSÃO

“A Igreja vem da Trindade desse modo: o universal desígnio salvífico do Pai (LG 2), a missão do Filho (LG 3) e a obra santificante do Espírito Santo (LG 4) que edificam a Igreja como mistério. A Igreja ícone da Trindade é, portanto, a comunhão mistérica da Trindade. É a unidade na diversidade das Igrejas locais em seus carismas e ministérios. Ao mesmo tempo, a Igreja orienta-se para a Trindade, Igreja dos peregrinos na conversão e reforma contínuas, em comunhão com a Igreja celeste na preparação para a glória final” (Bruno Forte).

Ó Trindade Santa, Pai, Filho e Espírito Santo, comunidade de amor. Comunidade perfeita. Interrelação entre as três pessoas de um único Deus. A missão diferente do Pai que cria, a missão do Filho que é redimir o mundo criado pelo Pai, e o Espírito Santo para santificar toda obra. A diversidade da missão leva à comunhão plena. Aquele que fez a diversidade fez também a unidade. A Trindade de cada indivíduo nos leva a superar o individualismo egoísta. Desta compreensão teológica, concluímos que somos comunidade. Somos um todo interligado na Casa Comum. Precisamos uns dos outros o tempo todo. Somos dependentes entre nós para a sobrevivência de toda a humanidade. Que as nossas comunidades sejam expressão da Trindade Santa. Fica extremamente difícil a salvação fora da comunhão trinitária. Sejamos, portanto, comunhão plena na Trindade. Glória, ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Amém.

A Igreja, enquanto ícone da Trindade, é também um sinal visível da presença divina no mundo. Ela é chamada a ser uma comunidade de amor, onde cada pessoa, imagem e semelhança de Deus, encontra seu lugar e sua missão. Este entendimento nos convida a uma conversão contínua, uma renovação constante que nos aproxima da santidade e da plenitude da vida trinitária.

Vivendo em comunhão, testemunhamos a presença do Reino de Deus e nos preparamos para a glória final, onde a comunhão trinitária será plenamente realizada. Assim, a nossa vivência comunitária deve ser um reflexo da vida trinitária, promovendo a unidade na diversidade e trabalhando incessantemente pela construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

Que a nossa caminhada de fé nos faça sempre mais conscientes da nossa vocação trinitária, levando-nos a viver a comunhão e a missão com alegria e dedicação. Que possamos ser, em todos os aspectos de nossa vida, um reflexo da Trindade Santa, irradiando ao mundo o amor, a unidade e a santidade que emanam do nosso Deus Trino.

 Glória, ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Amém.

+ Dom Neri José Tondello 
Diocese de Juína - MT



Fonte Dom Neri José Tondello
Imagem Divulgação
Mais em Notícias da Diocese
 
 
Copyright © 2025 - Diocese de Juína.
Todos os direitos reservados, navegando no site você está de acordo com os termos de uso e a nossa política de privacidade.
Desenvolvido com por Desenvolvido com amor Agência Arcanjo