QUARTA EDIÇÃO DA MULHER EM EVIDÊNCIA PROMOVIDO PELA FUNDAÇÃO RÁDIO E TV NAZARÉ DE JUÍNA

Evento destaca papel da mulher na sociedade e promove palestras e oficinas

Notícias da Diocese

17.03.2024 - 09:50:00 | 4 minutos de leitura

QUARTA EDIÇÃO DA MULHER EM EVIDÊNCIA PROMOVIDO PELA FUNDAÇÃO RÁDIO E TV NAZARÉ DE JUÍNA

A quarta edição do evento "Mulher em Evidência" ocorreu com sucesso no dia 15 de março de 2024, no Auditório da Ascom/CDL de Juína. Promovido pela Fundação Rádio e TV Nazaré de Juína, o evento atraiu cerca de 150 mulheres da cidade e região. Palestras sobre saúde mental, ministradas pela Psicóloga Fernanda Firmini, e sobre autoestima, com a Terapeuta Deise Romão, marcaram o evento.


Foto: Lucas Gomes - Divulgação


Duas oficinas práticas foram apresentadas: uma sobre automaquiagem, com a Maquiadora Luana Mota, e outra sobre atividade física, com a especialista em saúde e bem-estar, Noeli Custódio. Na abertura do evento, a mensagem do Bispo Diocesano e Presidente da Fundação Rádio e TV Educativa de Juína, Dom Neri José Tondello, foi lida, mostrando o papel da mulher na sociedade e clamando por igualdade e respeito.

 

MENSAGEM DE DOM NERI JOSÉ TONDELLO:


“Queridas mulheres!


Me agrada a expressão mulher em evidência, pois toda vez que percebo, que a mulher se levanta à altura da sua dignidade, na busca de equilíbrio e igualdade, tanto nos direitos, bem como, nos deveres Humanos, faz-se jus à tua existência.

Com esta expressão, querida mulher te colocas lado a lado em companhia e amizade, com todos os demais seres humanos para edificar a sociedade fazendo-a mais justa, mais humana. Mais respeitosa e mais feliz, para mulheres e homens.

A história da humanidade tem-se projetado no antropocentrismo centrado no masculino. Uma vez descuidado de sua essência, desemboca no machismo, patriarcalismo e domínio deste, em relação à mulher. Na cultura hebraico-greco-romana, a mulher, além de ser propriedade do marido podia ser vendida como escrava, em pagamento de dívidas. É no Evangelho que encontramos passagens que denunciam tais violências.


Jesus, na verdade, tem resgatado e enaltecido a mulher, à sua mais alta dignidade e, com todo respeito a ela se portou. Lembro da Mulher Samaritana à beira do poço de Jacó. Lembro de como Jesus desmascara os homens em seus pecados diante da mulher surpreendida em adultério: "Quem não tiver pecado, que atire a primeira pedra".

Em 2023 quebramos o recorde: 1.6% a mais em relação a 2022, по que diz respeito aos 1.463 feminicídios no ano passado.

O Estado de Mato Grosso, nos envergonha mais ainda, porque estamos com o maior número de feminicídios, acima da média nacional, que é 1.4 de mortes por cada 100.000 habitantes. Com tristeza digo isto, pois a cada 100.000 habitantes, no Mato Grosso, temos 2.5 mulheres mortas violentamente.


Precisamos frear esta onda de raiva, de prevalecimento, de ódio e de violência desferidos contra a mulher, e darmo-nos por completo ao amor. A mulher é ternura. É amor. É bondade. É carinho. É trabalho. É beleza. É sabedoria. É educação. É fé em vida. É esperança. É capacidade. É inteligência. É paciência. É vida. É festa. É alegria. É paz. É maternidade. Mulher que gera outra vida. Mulher! Mereces ser feliz. Deus te pague.


Agradeço à equipe da Fundação Rádio e TV Educativa de Juína pela realização desta iniciativa, pela quarta edição.

Finalizo com o desejo de despertar e estimular tua autoestima, querida mulher; desejo ver-te radiante e resplandecente de beleza; vestida de sol, assim descrita na Bíblia Sagrada; sonho que sejas cuidadora de ti mesma, de tua vida e de tua saúde mental, física, psicológica e espiritual; espero ver-te, querida mulher, especialista em mulher. Especialista de ti mesma. Ajude-nos a ajudar a cuidar de ti em tua integridade.


Quero ver-te liberta da menoridade que te fizemos. Quero ver-te protagonista de ti mesma. De tua cor. De tua raça. De teu povo. Da tua capacidade.


Meu abraço. Minha gratidão. Meu total respeito. Minha amizade. Minha oração por ti amada e querida mulher.


+ Dom Neri José Tondello”


 Equipe Rádio e TV Educativa de Juína - Foto: Lucas Gomes 


A quarta edição do evento "Mulher em Evidência" em Juína foi mais do que um encontro de mulheres; foi um marco na luta pela igualdade de gênero e no reconhecimento do papel fundamental da mulher na sociedade. As palestras, oficinas e mensagens inspiradoras destacaram a importância da autoestima, saúde mental e física, além de ressaltarem a necessidade de combater a violência e promover o respeito.

 

A mensagem emocionante de Dom Neri José Tondello ecoou o chamado à valorização e empoderamento das mulheres, convidando-as a serem protagonistas de suas próprias vidas e agentes de mudança em suas comunidades. Nesse contexto, o evento não apenas celebrou as conquistas das mulheres, mas também serviu como um lembrete do trabalho contínuo necessário para alcançar uma sociedade mais justa e inclusiva.


Especialista em saúde e bem-estar, Noeli Custódio - Foto: Lucas Gomes


Ao encerrar esta edição do "Mulher em Evidência", é imperativo que todos, independentemente do gênero, continuem apoiando e promovendo os direitos e a dignidade das mulheres. Somente assim poderemos construir um futuro verdadeiramente igualitário, onde todas as pessoas possam florescer e alcançar seu pleno potencial.



Fonte Renan Dantas - Diocese de Juína
Imagem Lucas Gomes - Equipe Rádio e TV Educativa de Juína
Mais em Notícias da Diocese
 
 
Copyright © 2025 - Diocese de Juína.
Todos os direitos reservados, navegando no site você está de acordo com os termos de uso e a nossa política de privacidade.
Desenvolvido com por Desenvolvido com amor Agência Arcanjo