MISSA DO PADROEIRO E ORDENAÇÃO PRESBITERAL NA DIOCESE DE JUÍNA
09.06.2024 - 15:40:00 | 4 minutos de leitura

Na última sexta-feira (07), na Catedral Diocesana de Juína Sagrado Coração de Jesus, Dom Neri José Tondello, bispo diocesano de Juína, presidiu a celebração de ordenação presbiteral do Padre Giovanni Bittencourt da Silva, coincidindo com a missa do padroeiro da diocese, Sagrado Coração de Jesus. Esta celebração foi marcada por espiritualidade e comunhão.
Padroeiro da Diocese de Juína, Sagrado Coração de Jesus - Foto: Divulgação Pascom Diocesana
Dom Neri José destacou a ordenação de Padre Giovanni como um importante passo em sua vida, vocação e missão, ressaltando que este chamado para servir é inspirado pelo exemplo de Jesus Cristo, cujo coração manso e humilde deve ser modelo para todos os sacerdotes.
Prostração no chão do Padre Giovanni - Foto: Divulgação - Pascom Diocesana
Um dos momentos emocionantes da celebração foi a prostração no chão do Padre Giovanni, um gesto simbólico onde o ordenando se deita no chão enquanto todos rezam a ladainha, representando a entrega total de sua vida a Deus. Este ato de profunda humildade tocou a todos os presentes.
Foto: Divulgação - Pascom Diocesana
Foto: Divulgação - Pascom Diocesana
Foto: Divulgação - Pascom Diocesana
Outro momento significativo foi a unção das mãos do Padre Giovanni Bittencourt com o óleo do Crisma pelo Bispo, um rito que confere ao novo sacerdote a graça e a responsabilidade de servir como instrumento de Deus na comunidade. Após a unção, Dom Neri caminhou com Padre Giovanni entre os fiéis, simbolizando a comunhão e o apoio da comunidade ao novo presbítero. Este gesto enfatizou a união na fé e o papel vital da comunidade na vida e ministério do novo sacerdote. Durante esta caminhada pela igreja com as mãos ungida pelo óleo do Crisma, destacou-se a importância do padre como o homem dos Sacramentos, sempre a serviço do povo de Deus.
Durante sua homilia, Dom Neri destacou a importância do Coração de Jesus para a Diocese de Juína:
"Antes que nascesse a Diocese de Juína, o coração amado de Jesus, já amava e cuidava das pessoas que moram nesta região Noroeste do Estado de Mato Grosso. Foi feliz a escolha como padroeiro da primeira Paróquia, que se tornou também, padroeiro da Diocese de Juína, desde 23 de dezembro de 1997, data do nascimento da Diocese de Juína."
Foto: Divulgação - Pascom Diocesana
Dom Neri ressaltou a espiritualidade que nasce do sacrifício de Jesus na cruz:
"A realidade desta espiritualidade nasceu do alto da cruz, quando Jesus foi transpassado pela lança e correu logo sangue e água. Desta água vertente do Coração de Jesus, nascem os sacramentos da Igreja, caminho gradativo de salvação."
Ele também enfatizou o amor incansável de Jesus:
"O amor incansável de Jesus o leva a cuidar da melhor forma do mundo e da pessoa humana. A vida em abundância, a partilha e a solidariedade, a bênção às crianças, a cura aos doentes, o alimento que mata a fome e a sua pedagogia fez com que Ele, Jesus se tornasse para a humanidade um divisor de águas."
Sobrinha do Padre Giovanni juntamento com Dom Neri José Tondello - Foto: Divulgação - Pascom Diocesana
A celebração contou com a presença emocionante da sobrinha do Padre Giovanni, Karine da Silva Prates, que expressou sua gratidão à diocese de Juína por todo o apoio recebido, especialmente diante da difícil situação enfrentada pelo povo gaúcho. Estudante de enfermagem, ela compartilhou suas experiências de trabalho humanitário e pediu orações pelo seu povo, destacando a importância do apoio e motivação que recebeu de seu tio durante sua jornada.
Foto: Divulgação - Pascom Diocesana
Ao final da celebração, Dom Neri José Tondello comunicou a toda a assembleia qual trabalho pastoral Padre Giovanni continuará a exercer dentro da diocese como presbítero. Ele continuará sendo diretor do Colégio São Gonçalo da Diocese de Juína e vigário paroquial da Catedral Diocesana, auxiliando o Padre Ítalo. Padre Giovanni se prepara para esse novo capítulo da sua vida missionária, comprometendo-se a servir a Deus e à comunidade com amor e dedicação.
Foto: Divulgação - Pascom Diocesana
Santa Paula Frassinetti, Santa de devoção do Padre Giovanni Bittencourt - Foto: Divulgação - Pascom Diocesana
- I ENCONTRO DIOCESANO DA PASTORAL DA COMUNICAÇÃO (PASCOM): COMUNICAR COM O CORAÇÃO, TESTEMUNHANDO A VERDADE NO AMOR
10.01.2025 | 1 minutos de leitura
- MEMÓRIA DE DONA NILZA LEONOR GOLO DE OLIVEIRA: UMA VIDA DEDICADA À CARIDADE E AO SERVIÇO
09.01.2025 | 3 minutos de leitura
- CALENDÁRIO DIOCESANO: JANEIRO 2025A Diocese apresenta o calendário de atividades para o mês de janeiro, destacando eventos de celebração, formação e encontros comunitários que r...
03.01.2025 | 1 minutos de leitura
- ABERTURA DO ANO JUBILAR NA DIOCESE DE JUÍNAA proposta Jubilar de Esperança aponta para a vivência de um tempo da Graça do Senhor (tempo de Esperança, Fé e Solidariedade)
30.12.2024 | 4 minutos de leitura
- 5ª EDIÇÃO DO NATAL CRIANÇA FELIZ: PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA PAZ PROMOVE CELEBRAÇÃO E AÇÃO SOLIDÁRIA COM POVOS INDÍGENAS RIKBAKTSANo dia 24 de dezembro de 2024, véspera de Natal, a Paróquia Nossa Senhora da Paz realizou a 5ª edição do projeto Natal Criança Feliz, promovendo...
27.12.2024 | 3 minutos de leitura
- SEMINARISTAS E BISPO DIOCESANO REALIZAM VISITA MISSIONÁRIA NO CENTRO DE DETENÇÃO PROVISÓRIA DE JUÍNANo último sábado, dia (21) de dezembro, os seminaristas da Diocese de Juína, acompanhados do Bispo Diocesano, Dom Neri, e da equipe da Pastoral Car...
23.12.2024 | 2 minutos de leitura
- É NATAL DE JESUS, FESTA DE ALEGRIA, ESPERANÇA E LUZ!
23.12.2024 | 2 minutos de leitura
- MISSÃO NA ALDEIA PRIMAVERA DA ETNIA RIKBAKTSA
18.12.2024 | 3 minutos de leitura
- DIOCESE DE JUÍNA CELEBRA A ORDENAÇÃO DIACONAL DE RENAN DANTAS“O Espírito do Senhor está sobre Mim. Enviou-Me a anunciar a Boa Nova aos pobres” (Lc 4, 18)
15.12.2024 | 3 minutos de leitura
- DIOCESE DE JUÍNA CELEBRA ORDENAÇÃO PRESBITERAL DE ALESSANDRO DILELE AGUIAR“Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que te amo.” Jesus lhe disse: “Apascenta minhas ovelhas.” (Jo 21, 17)
09.12.2024 | 2 minutos de leitura