INÍCIO DA QUARESMA: UM TEMPO DE REFLEXÃO E CONVERSÃO PARA TODA A IGREJA

"Convertei-vos e crede no Evangelho”

Notícias da Diocese

14.02.2024 - 16:34:00 | 3 minutos de leitura

INÍCIO DA QUARESMA: UM TEMPO DE REFLEXÃO E CONVERSÃO PARA TODA A IGREJA

Hoje, 14 de fevereiro de 2024, marca o início da Quaresma em toda a Igreja católica. Com a Quarta-feira de Cinzas, começamos um período de 40 dias de preparação para a Semana Santa, um momento de contemplação dos mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.

 

Durante a Quaresma, os fiéis são convidados a viver o jejum, a oração e a esmola como práticas espirituais fundamentais. É um tempo de introspecção, de olhar para dentro de si mesmo e de se preparar para a renovação espiritual que a Páscoa representa.

 

A imposição das cinzas, acompanhada das palavras "Convertei-vos e crede no Evangelho", é um lembrete simbólico da fragilidade da vida humana e da inevitabilidade da morte. É um convite à conversão pessoal e ao retorno ao caminho da fé.

 

A tradição de marcar os fiéis com uma cruz na testa com as cinzas, obtidas a partir das palmas usadas no Domingo de Ramos do ano anterior, tem raízes na antiga Roma. Essa prática simboliza o reconhecimento da própria mortalidade e o compromisso de seguir os ensinamentos de Cristo.

 

Neste ano, as palavras do Papa em sua mensagem para a Quaresma 2024, Francisco reconhece que a humanidade de hoje atingiu “níveis de desenvolvimento científico, técnico, cultural e jurídico capazes de garantir dignidade a todos”, mas o risco é que, sem rever os estilos de vida, se caia na “escravidão” de práticas que arruínam o planeta e alimentam as desigualdades. As palavras do Papa Francisco ressoam como um chamado à verdadeira conversão: jejum, oração e esmola como meios para trazer esperança não apenas para nossas vidas, mas também para toda a criação. É um convite para deixar de lado o egoísmo e voltar os olhos para o próximo, compartilhando generosamente o que temos com aqueles que mais necessitam.

 

Preces Quaresmais:

 

Demos graças a Deus Pai, que nos concede o dom de iniciar hoje o tempo quaresmal. Supliquemos que durante estes dias de salvação ele purifique e confirme os nossos corações na caridade, pela vinda e ação do Espírito Santo. Digamos, pois, cheios de confiança:

 

R. Dai-nos, Senhor, o vosso Espírito Santo!

 

Ensinai-nos a saciar o nosso espírito, com toda palavra que brota de vossos lábios.

 

R. Dai-nos, Senhor, o vosso Espírito Santo!

 

Fazei que pratiquemos a caridade, não apenas nas grandes ocasiões, mas principalmente no cotidiano de nossas vidas.

 

R. Dai-nos, Senhor, o vosso Espírito Santo!

 

Concedei que saibamos renunciar ao supérfluo, para podermos socorrer os nossos irmãos necessitados.

 

R. Dai-nos, Senhor, o vosso Espírito Santo!

 

Dai-nos trazer sempre no nosso corpo os sinais da paixão de vosso Filho, vós que nos destes a vida em seu corpo.

 

R. Dai-nos, Senhor, o vosso Espírito Santo!

 

(Intenções livres)

 

Pai nosso...

 

Informações:

Vatican News

CNBB Nacional

iLiturgia





 

Fonte Renan Dantas - Diocese de Juína
Imagem Divulgação
Mais em Notícias da Diocese
 
 
Copyright © 2025 - Diocese de Juína.
Todos os direitos reservados, navegando no site você está de acordo com os termos de uso e a nossa política de privacidade.
Desenvolvido com por Desenvolvido com amor Agência Arcanjo