ENCONTRO HISTÓRICO: NOVE ETNIAS INDÍGENAS SE REÚNEM NO TERRITÓRIO RIKBAKTSA EM BRASNORTE (MT) PARA DISCUTIR SAÚDE, SEGURANÇA, CULTURA E SUSTENTABILIDADE
Nos dias 29 e 30 de outubro, o Território Indígena Rikbaktsa, na Aldeia Barranco Vermelho, em Brasnorte (MT), recebeu representantes de nove etnias indígenas para um encontro histórico que abordou temas fundamentais nas áreas de saúde, segurança, cultura e sustentabilidade.
30.10.2024 - 22:30:00 | 3 minutos de leitura

A presidenta da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, marcou presença, tornando-se a primeira mulher indígena a assumir a liderança da Funai. Além de sua posição atual, Joenia também foi a primeira mulher indígena a advogar e a ocupar um cargo de deputada federal no Brasil, representando o protagonismo e o avanço dos povos indígenas na gestão pública e na defesa de seus direitos.
A visita de Joenia à Coordenação Regional Noroeste de Mato Grosso, em Brasnorte, faz parte da estratégia de reestruturação e fortalecimento da Funai, que está percorrendo as coordenações regionais para entender melhor as demandas e desafios enfrentados localmente. Com o apoio de seis Coordenações Técnicas Locais, essa unidade descentralizada da Funai atende cerca de 7 mil indígenas dos povos Apiaká, Kayabi, Munduruku, Rikbaktsa, Arara, Cinta Larga, Enawene-Nawe, Manoki/Irantxe e Myky. O objetivo foi ouvir as necessidades dos Indígenas e servidores para implementar ações que aumentem a eficácia do atendimento aos povos indígenas.
Indígena da Etnia / Rikbaktsa - Foto: Renan Dantas - Diocese de Juína
Mulheres Indígenas da Etnia / Enawene-Nawe - Foto: Renan Dantas - Diocese de Juína
Indígena da Etnia / Arara - Foto: Renan Dantas - Diocese de Juína
Em um gesto que reforça o respeito e a valorização da autonomia indígena, a presidenta Joenia Wapichana destacou a importância de colocar os povos originários como protagonistas de suas próprias demandas. “É uma grande realização ver vocês agora assumindo o próprio espaço”, afirmou Joenia. A nova gestão está comprometida em aprimorar a Funai com iniciativas como o Concurso Público Nacional Unificado, que oferece 502 vagas — sendo 30% reservadas para indígenas. De acordo com a diretora Mislene Metchacuna, a Funai pretende dobrar essa oferta de vagas, considerando a lacuna de cerca de 4 mil servidores, e busca junto ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) novas estratégias de valorização dos funcionários.
Diretora Mislene Metchacuna - Foto: Renan Dantas - Diocese de Juína
Presidenta da Funai Joenia Wapichana Foto: Renan Dantas - Diocese de Juína
Além da ampliação do quadro de servidores, a Funai está empenhada em desenvolver um plano de carreira para os profissionais da instituição, algo inédito na sua história. “Nunca houve tanto espaço e abertura como agora. Contudo, precisamos continuar lutando diariamente, mesmo dentro do governo, para reforçar a importância da Funai e o valor das pautas indígenas”, ressaltou Mislene, indicando que o fortalecimento da instituição também depende de articulação e presença ativa em espaços de decisão.
O evento no Território Rikbaktsa contou com a presença de Dom Neri José Tondello, bispo diocesano, que expressou sua gratidão ao testemunhar esse momento de união e troca entre as culturas indígenas e as instituições presentes, destacando a riqueza espiritual e a ancestralidade dos povos que ali se manifestaram através de danças típicas. O encontro foi um marco para a região, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e a proteção dos territórios indígenas, e um passo significativo na defesa dos direitos e na preservação das culturas e tradições desses povos.
- I ENCONTRO DIOCESANO DA PASTORAL DA COMUNICAÇÃO (PASCOM): COMUNICAR COM O CORAÇÃO, TESTEMUNHANDO A VERDADE NO AMOR
10.01.2025 | 1 minutos de leitura
- MEMÓRIA DE DONA NILZA LEONOR GOLO DE OLIVEIRA: UMA VIDA DEDICADA À CARIDADE E AO SERVIÇO
09.01.2025 | 3 minutos de leitura
- CALENDÁRIO DIOCESANO: JANEIRO 2025A Diocese apresenta o calendário de atividades para o mês de janeiro, destacando eventos de celebração, formação e encontros comunitários que r...
03.01.2025 | 1 minutos de leitura
- ABERTURA DO ANO JUBILAR NA DIOCESE DE JUÍNAA proposta Jubilar de Esperança aponta para a vivência de um tempo da Graça do Senhor (tempo de Esperança, Fé e Solidariedade)
30.12.2024 | 4 minutos de leitura
- 5ª EDIÇÃO DO NATAL CRIANÇA FELIZ: PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA PAZ PROMOVE CELEBRAÇÃO E AÇÃO SOLIDÁRIA COM POVOS INDÍGENAS RIKBAKTSANo dia 24 de dezembro de 2024, véspera de Natal, a Paróquia Nossa Senhora da Paz realizou a 5ª edição do projeto Natal Criança Feliz, promovendo...
27.12.2024 | 3 minutos de leitura
- SEMINARISTAS E BISPO DIOCESANO REALIZAM VISITA MISSIONÁRIA NO CENTRO DE DETENÇÃO PROVISÓRIA DE JUÍNANo último sábado, dia (21) de dezembro, os seminaristas da Diocese de Juína, acompanhados do Bispo Diocesano, Dom Neri, e da equipe da Pastoral Car...
23.12.2024 | 2 minutos de leitura
- É NATAL DE JESUS, FESTA DE ALEGRIA, ESPERANÇA E LUZ!
23.12.2024 | 2 minutos de leitura
- MISSÃO NA ALDEIA PRIMAVERA DA ETNIA RIKBAKTSA
18.12.2024 | 3 minutos de leitura
- DIOCESE DE JUÍNA CELEBRA A ORDENAÇÃO DIACONAL DE RENAN DANTAS“O Espírito do Senhor está sobre Mim. Enviou-Me a anunciar a Boa Nova aos pobres” (Lc 4, 18)
15.12.2024 | 3 minutos de leitura
- DIOCESE DE JUÍNA CELEBRA ORDENAÇÃO PRESBITERAL DE ALESSANDRO DILELE AGUIAR“Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que te amo.” Jesus lhe disse: “Apascenta minhas ovelhas.” (Jo 21, 17)
09.12.2024 | 2 minutos de leitura