ASSEMBLEIA DIOCESANA DA PASTORAL DA CATEQUESE: POR UMA CATEQUESE ITINERANTE COM CRISTO

"Quando uma pessoa conhece verdadeiramente Jesus Cristo e nele acredita, experimenta sua presença na vida e a força da sua Ressurreição e não pode deixar de comunicar esta experiência" (Papa Francisco). A Iniciação a Vida Cristã desperta e amadurece a fé inicial e educa a pessoa como verdadeira discípula de Cristo.

Notícias da Diocese

21.10.2024 - 15:40:00 | 4 minutos de leitura

ASSEMBLEIA DIOCESANA DA PASTORAL DA CATEQUESE: POR UMA CATEQUESE ITINERANTE COM CRISTO

No último final de semena, (19) e (20) de outubro, aconteceu a Assembleia Diocesana da Pastoral da Catequese, na Casa de Retiros da Diocese de Juína. Representantes de todas as paróquias da Diocese marcaram presença, prontos para refletir sobre a caminhada catequética de 2024 e traçar os planos para 2025, em sintonia com o tema: “Por uma catequese itinerante com Cristo”. A abertura da Assembleia foi marcada por uma oração, destacando a espiritualidade do catequista. A coordenação diocesana da Pastoral da Catequese, apresentou o cronograma das atividades, destacando a importância de uma catequese sinodal e participativa. 

 

SÍNTESE DAS ASSEMBLEIAS DA CATEQUESE

 

Renan Dantas - Divulgação

 

Foi apresentado um resumo das principais ações da catequese realizadas ao longo de 2024:

 

      1.   Material Didático e Métodos: O material utilizado segue o método da Leitura Orante, comum a toda a Diocese. Os calendários de encontros, ritos e sacramentos são unificados, e a formação dos pais dos catequizandos, baseada em um subsídio diocesano, é obrigatória para o ingresso das crianças na catequese.

 

      2.   Organização das Turmas e Ritos de Passagem: As turmas são limitadas a 12 catequizandos, e os Ritos de Passagem devem ser realizados durante a Celebração da comunidade, com a presença dos pais, catequistas e da comunidade.

 

      3.   Formação Permanente dos Catequistas: Foi reforçada a necessidade de formação contínua dos catequistas, para que possam se tornar mestres da mistagogia, ou seja, guias espirituais que introduzem os fiéis no mistério cristão.

 

      4.   Compromissos para 2025: Entre os compromissos firmados para o próximo ano, destacam-se a garantia de acesso ao Diretório Litúrgico da Diocese por todos os catequistas e a realização dos Ritos nas Celebrações Eucarísticas.

 

O PAPEL DOS CATEQUISTAS: PALAVRA DE DOM NERI JOSÉ TONDELLO

 

Dom Neri José Tondello, Bispo da Diocese de Juína - Foto: Renan Dantas - Divulgação

 

Dom Neri José Tondello, Bispo da Diocese de Juína, participou da Assembleia e reforçou a importância dos catequistas como pilares na evangelização das comunidades. "Os catequistas são colaboradores no processo de evangelização". “Se pararmos com a catequese, as comunidades perdem sua vitalidade”, afirmou o bispo, ao refletir sobre o impacto da catequese nas famílias e nas celebrações.

 

Renan Dantas - Divulgação

 

Renan Dantas - Divulgação

 

Dom Neri também compartilhou sua preocupação com a juventude da Diocese e mencionou que está sendo organizado um congresso juvenil para 2025, como uma forma de reaproximar os jovens da Igreja. Outro ponto importante foi a distribuição do Diretório Litúrgico da Diocese, considerado essencial para nortear as práticas catequéticas e litúrgicas juntamente com o Manual da Catequese e a Sagrada Escritura.

 

ASSESSORIA DO PE. GIOVANNI BITTENCOURT

 

Pe. Giovanni Bittencourt - Foto: Renan Dantas - Divulgação

 

A assessoria do encontro foi conduzida pelo Pe. Giovanni Bittencourt da Silva, que trouxe contribuições valiosas para o aprofundamento das temáticas discutidas. Em suas reflexões, ele destacou a importância de uma catequese que esteja em sintonia com a realidade atual, sobretudo no que diz respeito à juventude e às famílias.

 

“A catequese precisa ser um espaço de acolhida, onde cada pessoa se sinta chamada a uma relação profunda com Cristo. Devemos preparar não apenas informadores da fé, mas formadores que vivam o Evangelho.” — frisou Pe. Giovanni, lembrando da relevância de uma catequese evangelizadora e transformadora.

 

Ele também ressaltou o papel missionário dos catequistas, afirmando: “Cada catequista é um evangelizador que transmite a vida de Cristo através do seu testemunho. Não é apenas uma tarefa, mas uma missão que transforma vidas.”

 

INDICAÇÕES E DESTAQUES DA ASSEMBLEIA

 

Foto: Renan Dantas - Divulgação

 

Foto: Renan Dantas - Divulgação

 

A Assembleia foi também um espaço para que os catequistas partilhassem suas experiências e desafios enfrentados no cotidiano da missão. Entre os principais destaques, foram indicadas propostas para o fortalecimento da catequese em âmbito paroquial e diocesano. A troca de experiências contribuiu para que todos saíssem do encontro com novas perspectivas e ânimo renovado para a missão evangelizadora.

 

CONCLUSÃO

 

 

A Assembleia Diocesana da Catequese de 2024 cumpriu seu papel de avaliar as ações realizadas ao longo do ano e preparar a caminhada para 2025. Com o compromisso renovado de fortalecer a catequese, os catequistas e lideranças seguirão itinerantes com Cristo, buscando sempre uma maior integração entre fé, comunidade e ação evangelizadora. O espírito sinodal que permeou todo o encontro será o guia para as novas etapas de formação e evangelização, reafirmando o papel essencial da catequese na missão da Igreja.

 

 

 

 

Fonte Renan Dantas - Diocese de Juína
Imagem Renan Dantas - Divulgação
Mais em Notícias da Diocese
 
 
Copyright © 2025 - Diocese de Juína.
Todos os direitos reservados, navegando no site você está de acordo com os termos de uso e a nossa política de privacidade.
Desenvolvido com por Desenvolvido com amor Agência Arcanjo