A SABEDORIA DOS AVÓS: TESTEMUNHO DE AMOR E TERNURA
"Na velhice não me abandones” (Sal 71,9).
25.07.2024 - 06:20:00 | 3 minutos de leitura

Querido vovô e querida vovó. Como todos nós, também Jesus teve São Joaquim e Sant’Ana como avós, porque são os pais de Maria, a Mãe de Jesus. A presença dos avós em nossa vida dá a sequência natural da transmissão da vida, de geração em geração. Para além desta prerrogativa, os avós são alegria, ternura, bondade e sabedoria somada ao longo dos anos, adquirida com a própria experiência.
Como a vida ensina, os avós aprendem e guardam o conhecimento, transformando-os em mestres da sucessão do conhecimento. Não reservam para si, antes partilham através de seu próprio jeito de ser e de viver. A paciência, outra característica dos avós, leva a uma vida longa e feliz. A sabedoria dos ancestrais é repassada nas rodas de amigos e familiares, contada de maneira falada.
Entre os povos originários, os povos indígenas, bem como os povos ribeirinhos, esta prática continua como fonte universal de conhecimento. Mitologia, lendas e histórias são contadas ao redor do fogo. Contaram-me nesta semana os ribeirinhos que ainda fazem esta prática ecoar como bem viver nesta Querida Amazônia. Apagam as luzes das casas, acendem o fogo no centro da comunidade, e os avós são os convidados especiais para contar as histórias antigas para as novas gerações. Os jovens e as crianças, por sua vez, escutam com reverência e respeito. Fazem perguntas e o livro da vida se abre em todas as páginas.
O lugar dos avós é o lugar do amor, do respeito, da nossa reverência. É tempo de amá-los e cuidá-los enquanto ainda é tempo. Dizer obrigado aos avós, abraçá-los e viver para nós mesmos. Amanhã, tão logo, seremos eles de hoje. Parabéns, querido vovô e querida vovó. Perdoem-nos pelo descaso, pelo abandono. Superemos a indiferença e a sociedade que descarta os sábios que fazem a história. Não permita Deus que os deixemos sós ao seu ocaso; antes, sejamos próximos na verdadeira amizade e respeito.
“Neste IV Dia Mundial a eles dedicado, não deixemos de mostrar a nossa ternura aos avós e aos idosos das nossas famílias, visitemos aqueles que estão desanimados e já não esperam que seja possível um futuro diferente. À atitude egoísta que leva ao descarte e à solidão, contraponhamos o coração aberto e o rosto radioso de quem tem a coragem de dizer não te abandonarei! e de seguir um caminho diferente.”
(Papa Francisco - 2024)
Abraços do coração,
+ Dom Neri José Tondello
Bispo de Juína
- I ENCONTRO DIOCESANO DA PASTORAL DA COMUNICAÇÃO (PASCOM): COMUNICAR COM O CORAÇÃO, TESTEMUNHANDO A VERDADE NO AMOR
10.01.2025 | 1 minutos de leitura
- MEMÓRIA DE DONA NILZA LEONOR GOLO DE OLIVEIRA: UMA VIDA DEDICADA À CARIDADE E AO SERVIÇO
09.01.2025 | 3 minutos de leitura
- CALENDÁRIO DIOCESANO: JANEIRO 2025A Diocese apresenta o calendário de atividades para o mês de janeiro, destacando eventos de celebração, formação e encontros comunitários que r...
03.01.2025 | 1 minutos de leitura
- ABERTURA DO ANO JUBILAR NA DIOCESE DE JUÍNAA proposta Jubilar de Esperança aponta para a vivência de um tempo da Graça do Senhor (tempo de Esperança, Fé e Solidariedade)
30.12.2024 | 4 minutos de leitura
- 5ª EDIÇÃO DO NATAL CRIANÇA FELIZ: PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA PAZ PROMOVE CELEBRAÇÃO E AÇÃO SOLIDÁRIA COM POVOS INDÍGENAS RIKBAKTSANo dia 24 de dezembro de 2024, véspera de Natal, a Paróquia Nossa Senhora da Paz realizou a 5ª edição do projeto Natal Criança Feliz, promovendo...
27.12.2024 | 3 minutos de leitura
- SEMINARISTAS E BISPO DIOCESANO REALIZAM VISITA MISSIONÁRIA NO CENTRO DE DETENÇÃO PROVISÓRIA DE JUÍNANo último sábado, dia (21) de dezembro, os seminaristas da Diocese de Juína, acompanhados do Bispo Diocesano, Dom Neri, e da equipe da Pastoral Car...
23.12.2024 | 2 minutos de leitura
- É NATAL DE JESUS, FESTA DE ALEGRIA, ESPERANÇA E LUZ!
23.12.2024 | 2 minutos de leitura
- MISSÃO NA ALDEIA PRIMAVERA DA ETNIA RIKBAKTSA
18.12.2024 | 3 minutos de leitura
- DIOCESE DE JUÍNA CELEBRA A ORDENAÇÃO DIACONAL DE RENAN DANTAS“O Espírito do Senhor está sobre Mim. Enviou-Me a anunciar a Boa Nova aos pobres” (Lc 4, 18)
15.12.2024 | 3 minutos de leitura
- DIOCESE DE JUÍNA CELEBRA ORDENAÇÃO PRESBITERAL DE ALESSANDRO DILELE AGUIAR“Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que te amo.” Jesus lhe disse: “Apascenta minhas ovelhas.” (Jo 21, 17)
09.12.2024 | 2 minutos de leitura