São Francisco de Sales, patrono dos escritores e dos jornalistas

“Introdução à vida devota”
Durante uma pregação em Dijon, em março de 1604, conheceu Joana Francisca de Chantal, com quem formou uma grande amizade. No ano de 1608, escreveu e dedicou-lhe o livro “Introdução à vida devota”. Neste livro, São Francisco de Sales resumia os princípios da vida interior e ensinava como amar a Deus.

Notícias da Igreja

24.01.2024 - 05:40:00 | 2 minutos de leitura

São Francisco de Sales, patrono dos escritores e dos jornalistas

São Francisco nasceu no castelo de Sales, Sabóia, em 21 de agosto de 1567, sendo batizado no dia seguinte como Francisco de Boaventura. Teve como padroeiro e modelo São Francisco de Assis. Aos catorze anos, Francisco foi estudar na Universidade de Paris, onde estudou retórica, filosofia e teologia. Aos 24 anos, obteve o doutorado em direito em Pádua e voltou ao seio familiar. Foi ordenado sacerdote dois anos depois, apesar da forte oposição de seu pai. Posteriormente, o santo se ofereceu para evangelizar a região de Chablais, onde as condições dos habitantes eram deploráveis por causa dos constantes ataques dos exércitos protestantes. 

A tarefa de Francisco não foi fácil, e nos primeiros anos, o fruto do trabalho missionário era muito escasso. Entretanto, graças a sua paciência e sua humildade, pouco a pouco o santo conseguiu abundantes números de conversões, restabelecendo novamente a fé católica na província. Em 1602, Francisco foi eleito Bispo de Granier. Dois anos depois, o santo conheceu Santa Juana Francisca de Chantal, e o resultado do encontro dos dois santos foi a fundação da Congregação da Visitação. Por volta de 1622, o santo falece, depois de meses de agonia e sofrimento.

Fonte Redação | ACI digital
Imagem Divulgação
Mais em Notícias da Igreja
 
 
Copyright © 2025 - Diocese de Juína.
Todos os direitos reservados, navegando no site você está de acordo com os termos de uso e a nossa política de privacidade.
Desenvolvido com por Desenvolvido com amor Agência Arcanjo