PRIMEIRA SEXTA DO MÊS: CONHEÇA A DEVOÇÃO AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Notícias da Diocese

05.07.2024 - 07:10:00 | 5 minutos de leitura

PRIMEIRA SEXTA DO MÊS: CONHEÇA A DEVOÇÃO AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Você já deve ter observado que, em muitas paróquias, a primeira sexta-feira de cada mês é marcada por uma Missa especial dedicada ao Sagrado Coração de Jesus. Essa tradição, que se enraíza profundamente na espiritualidade católica, surgiu a partir das aparições de Jesus à Santa Margarida Maria Alacoque, entre 1673 e 1675.

 

AS APARIÇÕES E AS PROMESSAS

 

Durante suas visões, Santa Margarida Maria Alacoque, uma religiosa da Ordem da Visitação, recebeu mensagens de Jesus pedindo que a primeira sexta-feira após a oitava do Santíssimo Sacramento fosse dedicada a uma festa especial em honra ao Seu Coração. Jesus disse:

 

“Eis que te peço que a primeira sexta-feira depois da oitava do Santíssimo Sacramento (Corpo de Deus) seja dedicada a uma festa especial para honrar o Meu Coração, comungando, neste dia, e dando-lhe a devida reparação por meio de um ato de desagravo para reparar as indignidades que recebeu durante o tempo em que esteve exposto sobre os altares.”

 

O APOSTOLADO DA ORAÇÃO

 

O Apostolado da Oração propõe um caminho rumo à santidade a partir do oferecimento diário, que transforma nossa vida e nos coloca em comunhão universal de preces, pela força do Espírito Santo que habita em nossos corações. Ele nos impele a vivenciar os mesmos sentimentos do Coração de Jesus, para que, alimentados e modelados por Ele na Eucaristia, e reconciliados com Ele pelo sacramento da Reconciliação, possamos nos colocar plenamente de coração inteiro a Seu serviço e a serviço da Igreja, a exemplo de Maria, para que Seu Reino venha a nós, hoje, amanhã e sempre.

 

POR QUE USAR A FITA?

 

Divulgação

 

A fita vermelha, que os membros do Apostolado da Oração usam, é um sinal de pertença e entrega daqueles que foram chamados para servir ao Sagrado Coração de Jesus. A cor vermelha representa o sangue, a vida de doação plena que o Senhor entregou por cada um de nós. A medalha tem o Sagrado Coração de Jesus, lembrando-nos sempre do quanto Ele nos ama. O Bentinho é o símbolo do AO e nele está gravado "Venha a nós o Vosso Reino", para nos lembrar a todo instante que estamos buscando esse reino. 

 

Divulgação

 

Usamos a fita não como enfeite, mas como um sinal de que fomos chamados para servir e dissemos nosso sim. Devemos honrar nossa fita, porque ela simboliza o amor de Cristo por nós e também o compromisso que assumimos com Ele. A fita estreita é a do(a) zelado(a), aquele que está começando a trilhar os caminhos do Apostolado. A larga é a do(a) zelador(a), que busca novos caminhantes para ajudá-lo(a) a servir.

 

O APOSTOLADO DA ORAÇÃO NO BRASIL

 

O Apostolado da Oração (AO) começou no Brasil em Itu, São Paulo, em 1871, por iniciativa do padre Bartolomeu Taddei, SJ, considerado o fundador e propagador do AO no Brasil. Antes disso, houve um pequeno centro isolado em Pernambuco, em 1867, mas que não teve projeção nacional. Em 1888, havia cerca de trezentos centros de AO pelo Brasil inteiro, com mais de 400 mil membros. Com a difusão do AO, houve um despertar intenso para a Sagrada Eucaristia e a vida de fé. Atualmente, o AO continua a crescer em fervor espiritual e apostólico em todo o território nacional.

 

A PROMESSA DE JESUS

 

Jesus fez uma promessa final a todos os que observassem esta devoção com fé e constância:

 

“Prometo-vos, no excesso da misericórdia do meu Coração, que o meu Amor Todo-Poderoso concederá, a todos aqueles que comungarem na primeira sexta-feira de nove meses seguidos, a graça da penitência final; não morrerão no meu desagrado, nem sem receberem os Sacramentos. O meu divino Coração será o seu refúgio de salvação nesse derradeiro momento.”

 

RECONHECIMENTO E APOIO DA IGREJA

 

Ao longo dos anos, a devoção ao Sagrado Coração de Jesus ganhou reconhecimento oficial da Igreja. Em 1889, mais de dois séculos após as aparições, o Papa Leão XIII publicou a encíclica Annum Sacrum, destacando a importância dessa devoção:

 

 “A devoção ao Sagrado Coração de Jesus é uma forma por excelência de religiosidade. Essa devoção, que recomendamos a todos, será muito proveitosa. No Sagrado Coração está o símbolo e a imagem expressa do Amor Infinito de Jesus Cristo, que nos leva a retribuir-lhe esse amor.”

 

A SOLENIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

 

A solenidade do Sagrado Coração de Jesus é celebrada na segunda sexta-feira após o Corpus Christi. Esta data encerra um ciclo de grandes festas litúrgicas, como a Páscoa, Ascensão, Pentecostes, Santíssima Trindade e Corpus Christi, e é um momento especial para refletir sobre o amor incondicional de Jesus por nós.

 

UM CONVITE À ORAÇÃO E À CONVERSÃO

 

Neste dia especial, somos chamados a pedir ao Sagrado Coração de Jesus pelas necessidades da nossa Igreja e do mundo. Que Ele derrame sua paz sobre um mundo tão necessitado de nossas orações e súplicas. Vamos rezar pela conversão dos pecadores e consagrar a humanidade ao Coração manso e humilde de Nosso Senhor.

 

 

 

Fonte Renan Dantas - Jornalista / Diocese de Juína
Imagem Divulgação
Mais em Notícias da Diocese
 
 
Copyright © 2024 - Diocese de Juína.
Todos os direitos reservados, navegando no site você está de acordo com os termos de uso e a nossa política de privacidade.
Desenvolvido com por Desenvolvido com amor Agência Arcanjo