O Papa Francisco reafirma o processo amazônico e anima a REPAM e a CEAMA a seguir na caminhada sinodal

diência na manhã de segunda-feira, 3 de junho, no Vaticano, Roma, o Papa Francisco recebeu as presidências, secretarias executivas e assessores da CEAMA e REPAM em um encontro histórico e significativo, sendo a primeira reunião oficial entre o pontífice e essas organizações irmãs que atuam no território amazônico.

Notícias do Brasil

03.06.2024 - 17:04:00 | 3 minutos de leitura

O Papa Francisco reafirma o processo amazônico e anima a REPAM e a CEAMA a seguir na caminhada sinodal

Agradecendo o trabalho realizado pela CEAMA e REPAM, o Papa Francisco lembrou o drama vivido pelas comunidades no território e valorizou o processo amazônico e o caminho sinodal da Igreja na Amazônia. “Agradeço-lhes por esta caminhada juntos. É preciso continuar cuidando das pessoas, da casa comum, das culturas. É preciso continuar cuidando da Amazônia”, ressaltou o Santo Padre, com uma mensagem de ânimo e esperança para a Igreja que caminha na Amazônia.

 

No ano em que se celebram os 10 anos da REPAM, os cinco anos do Sínodo para a Amazônia e os quatro anos da CEAMA, a delegação pôde percorrer os principais êxitos e desafios desse caminho eclesial. O Cardeal Pedro Barreto e o Dom Rafael Cob saudaram o Papa Francisco em nome do grupo, destacando a missão da CEAMA e REPAM em avançar para a construção de uma Igreja sinodal com rosto Amazônico.

 

O Cardeal Pedro Barreto lembrou a grata experiência da celebração do Sínodo para a Amazônia, em outubro de 2019, cuja preparação foi coordenada pela REPAM, e destacou que, embora continuemos enfrentando graves desafios internos e externos à Igreja no bioma Amazônico, a REPAM e a CEAMA representam esperança como ação articulada da Igreja pela defesa da casa comum. “Com suas obras, Sua Santidade colocou a Igreja na dinâmica sinodal, inspirada pelo Espírito Santo e impulsionada por Francisco de Roma e Francisco da Amazônia, como chamamos Dom Cláudio. Agora somos frutos de um caminho que a Igreja tem construído na Amazônia há muitos anos”, afirmou o presidente da CEAMA.

Dom Rafael Cob deu uma mensagem de agradecimento ao Papa Francisco por todos os anos da REPAM, lembrando do sínodo Amazônico como “um Kairós do Espírito que vai movendo e guiando a caminhada eclesial, para nos fazer sonhar com alegria e esperança, com os 4 sonhos: social, cultural, ecológico e eclesial”, disse o presidente da REPAM.

 

No informe sobre a conjuntura Amazônica, o P. Fernando Roca compartilhou o cenário atual do Bioma Amazônico, de mais de 7 milhões de km², compartilhado por 9 países, com o rio mais longo do planeta. Apontou as formas de conectividade que, durante milênios, permitiram a evolução do bioma seguindo os processos naturais na evolução do planeta. “Em todas essas ‘formas de conectividade’, a CEAMA tem o desafio aberto: um papel articulador em chave de Sínodo Amazônico com governos, autoridades políticas, empresas, organismos multilaterais, povos indígenas, para proteger, ajudar a restaurar e mitigar ações que atentem contra o bioma e a vida de seus habitantes, ou intervir em situações que são ameaças para os seres que o habitam e sua biodiversidade”, destacou Roca.

 

proteger, ayudar a restaurar y mitigar acciones que atenten contra el bioma y la vida de sus habitantes, o intervenir en situaciones que son amenazas para los seres que lo habitan y su biodiversidad”, destacó Roca.

 

O Papa Francisco ouviu atentamente o grupo e agradeceu pelo trabalho que está sendo feito na Amazônia. O pontífice insistiu que “é preciso seguir em frente” e destacou a importância do cuidado como uma prioridade na missão da Igreja no território amazônico.

 

A delegação de CEAMA e REPAM continuam com uma série de atividades no Vaticano, com reuniões nos departamentos que compõem a Cúria Romana e encontros com organismos eclesiásticos sobre a missão da Igreja na Amazônia.

 

 

Fonte Rede Eclesial Pan-Amazônica - REPAM
Imagem Vatican Media
Mais em Notícias do Brasil
 
 
Copyright © 2024 - Diocese de Juína.
Todos os direitos reservados, navegando no site você está de acordo com os termos de uso e a nossa política de privacidade.
Desenvolvido com por Desenvolvido com amor Agência Arcanjo