JULHO: MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO DO DÍZIMO NA IGREJA DO BRASIL

30.06.2024 - 05:43:00 | 2 minutos de leitura

JULHO: MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO DO DÍZIMO NA IGREJA DO BRASIL

Durante o mês de julho, toda a Igreja do Brasil celebra o Mês do Dízimo. Esta iniciativa tem como objetivo promover a reflexão e conscientização do Povo de Deus sobre a importância do dízimo. É uma oportunidade nas missas de finais de semana, bem como nos demais encontros da comunidade, para relacionar a partilha do dízimo com a liturgia. É a chance de quebrar o paradigma enraizado entre nós, católicos, de que o dízimo é uma troca. Não é! É uma partilha com uma dimensão fraterna e social do cristão.

Bons motivos para contribuir com o Dízimo:

- Reconhecimento de que tudo pertence a Deus: tudo o que somos e temos pertence a Ele.
- Fundamentação bíblica: cumprir o preceito bíblico de viver em amor, sendo gratos a Deus e generosos com os irmãos.
- Ato de fé e amor: entrega não só de dinheiro, mas da própria vida, com nossas alegrias e tristezas, aproximando-nos de Deus e sendo fonte de bênçãos.
- Partilha que vence o egoísmo: abrir o coração para a vida, sem a obrigação, mas com alegria, mesmo quando se tem pouco.
- Dever de justiça, não esmola: quem contribui não faz um favor à Igreja, mas assume seu lugar na comunidade, como membro vivo e responsável.
- Apoio à missão evangelizadora: o dizimista torna-se um evangelizador, pois o próprio ato de contribuir já é evangelizador.
- Celebração da vida e da fé: o dízimo ajuda a manter a igreja, a casa de oração da comunidade.
- Funcionamento das demais pastorais: o dízimo fornece os recursos necessários e ajuda a construir uma Igreja viva.
- Sustento dos padres e funcionários: uma comunidade consciente preocupa-se com seus padres e demais agentes, assegurando-lhes uma remuneração digna.
- Formação de uma comunidade: contribuir é solidarizar-se com os demais membros da comunidade e sentir-se corresponsável por tudo que diz respeito à Igreja.

Portanto, que nesse Mês de Conscientização do Dízimo sejamos despertados para três sentimentos importantes: 1º) o agradecimento a Deus pela vida; 2º) a corresponsabilidade uns pelos outros, sabendo que fazemos parte do Povo de Deus, a Igreja, e que não podemos deixar faltar ao próximo aquilo que temos; e 3º) a evangelização, o amor pela Igreja como discípulos missionários. Isto é partilha! Isto é dízimo!