DIOCESE DE JUÍNA OFERECEU FORMAÇÃO LITÚRGICA: 3ª EDIÇÃO DO MISSAL ROMANO E ORGANIZAÇÃO DA PASTORAL LITÚRGICA

A Diocese de Juína promoveu uma Formação Litúrgica centrada na 3ª Edição do Missal Romano e na Organização da Pastoral Litúrgica

11.06.2024 - 07:10:00 | 3 minutos de leitura

A formação aconteceu nos dias 08 e 09 de junho na Casa de Retiros de Juína. As atividades tiveram início às 07h de sábado e se encerraram às 11h de domingo.

O Pe. Jair Fante foi o assessor do encontro. Pe. Fante possui formação em Teologia dos Sacramentos e Liturgia pelo Instituto Católico de Paris. Além disso, é pós-graduado em Logoterapia. Com sua vasta experiência, o Pe. Jair Fante trouxe conhecimentos valiosos sobre as atualizações do Missal Romano e as melhores práticas para a organização litúrgica nas paróquias.

Segundo o assessor do encontro, padre Jair Fante, da arquidiocese de Cuiabá:

“Nós estamos neste encontro de formação sobre a liturgia, da nossa querida Diocese de Juína, e é uma bênção, porque os temas que nós estamos tratando nos ajudam muito bem a celebrar melhor. O primeiro, sobre a formação litúrgica, a organização da pastoral litúrgica, e o quanto isso é importante para que, nas nossas comunidades, possam realizar na liturgia aquilo que a Igreja pede, que é a participação ativa, consciente e frutuosa neste mistério que celebramos o intercâmbio entre o céu e a terra, celebrando o mistério de Cristo. E depois, uma segunda parte da formação, que é sobre a terceira edição do missal romano que a Igreja atualizou aqui para o Brasil. Depois de 19 anos de estudo e de programação, a Igreja nos cedeu este presente da terceira edição do missal romano atualizado aqui para o Brasil. E uma bênção já com as orientações do Papa Bento XVI, e também de um documento do Papa Francisco, ‘Carta Apostólica Desiderio Desideravi’ sobre a formação litúrgica do Povo de Deus.

Então aproveitemos esta ocasião que a Igreja nos proporciona essas virtudes.”

O Bispo Diocesano Dom Neri José Tondello também expressou sua satisfação com o evento:

“Primeiro agradeço pela presença, sala cheia, agradeço a disponibilidade, o serviço que prestam na comunidade. Agradeço ao Padre Jair, que é um excelente professor de liturgia, muito competente, muito preparado. Digo a importância da celebração do dom da vida na liturgia, através da liturgia, através da ação litúrgica, como as pessoas podem louvar o Senhor da maneira melhor, do jeito mais perfeito, mais bonito, com criatividade, dentro da tradição e do ensinamento da Igreja.”

Esta declaração destaca a importância do encontro para a celebração litúrgica nas comunidades, a atualização do Missal Romano e a relevância das orientações do Papa para a formação litúrgica. A formação proporcionou um aprofundamento essencial para todos os participantes, promovendo uma liturgia mais consciente e bem estruturada em suas paróquias.