China exalta a filosofia de Tomás de Aquino e publica a 'Suma Teológica' em chinês

Realizou-se nos dias 8 e 9 de junho, na cidade de Wuhan, um Simpósio inteiramente dedicado ao “Doctor Angelicus” por ocasião do 800º aniversário de seu nascimento. Durante os dois dias de Conferência foi também apresentada uma visão geral de todas as pesquisas e trabalhos aprofundados realizados pelo Comitê durante o ano jubilar de Santo Tomás, concentrando-se principalmente na publicação de uma nova tradução em chinês da “Suma Teológica”, produzida sob o patrocínio da Universidade de Huazhong

Notícias da Igreja

12.06.2024 - 09:10:00 | 3 minutos de leitura

China exalta a filosofia de Tomás de Aquino e publica a 'Suma Teológica' em chinês

“Abertura, inclusão, inovação, racionalidade” e muitas outras características da filosofia de Santo Tomás de Aquino (1225 - 1274) foram destacadas e valorizadas por acadêmicos e clérigos chineses durante o Quinto Fórum Nacional de Filosofia Medieval, um Simpósio inteiramente dedicado ao “Doctor Angelicus” por ocasião do 800º aniversário de seu nascimento. O Simpósio foi realizado em 8 e 9 de junho na Universidade estatal chinesa de Ciências e Tecnologia Huazhong (HUST), na cidade de Wuhan, capital da província de Hubei.

 

Durante os dois dias da Conferência, mais de setenta acadêmicos e especialistas de cerca de trinta universidades da China continental, de Hong Kong, Taiwan e Macau deram palestras e participaram de discussões acadêmicas de alto nível.

 

As universidades e institutos de origem dos participantes do Simpósio incluíram a Universidade de Pequim, a Universidade do Povo, a Universidade de Xinjiang, a Academia Chinesa de Ciências Sociais, a Universidade Católica Fu Jen em Taiwan, a Universidade Chinesa de Hong Kong e a Universidade de São José em Macau.

 

Por ocasião do 800º aniversário do nascimento do “Grande Sábio da Filosofia” (como Aquino é chamado no meio acadêmico chinês), Wu Tianyue, secretário geral do Comitê especializado em Filosofia Medieval do Instituto Nacional de Filosofia e professor da Universidade de Pequim, abriu o Simpósio com uma palestra intitulada “800 anos de Santo Tomás de Aquino: o tomismo em contextos históricos”.

 

O professor Wu também apresentou uma visão geral de todas as pesquisas e trabalhos aprofundados realizados pelo Comitê durante o ano jubilar de Santo Tomás, concentrando-se principalmente na publicação de uma nova tradução em chinês da “Suma Teológica”, produzida sob o patrocínio da Universidade de Huazhong.

 

O Simpósio também contou com a participação de vários membros da Igreja católica na China. O padre Peter Zhao Jianmin, sacerdote da Arquidiocese de Pequim, apresentou um trabalho intitulado “Filosofia escolástica e seu impacto histórico”.

 

O professor Li Qiuling, supervisor de doutorado do Instituto de Filosofia da Universidade do Povo e pesquisador do Instituto de Teoria do Budismo e da Religião, dedicou sua palestra à “Contribuição específica da filosofia cristã”; o filósofo taiwanês Bernard Li Jianqiu, ex-reitor da Universidade Católica Fu Jen, concentrou-se no “desenvolvimento espiritual de Santo Tomás”.

 

Desenvolvimento atual da filosofia de Santo Tomás

 

Vários trabalhos se referiram à antropologia e à metafísica de acordo com Santo Tomás; outros trabalhos também investigaram e aprofundaram questões como a relação entre a filosofia grega e os Padres da Igreja e a epistemologia teológica de Santo Tomás de Aquino.

 

“O Fórum proporcionou uma oportunidade para examinar e discutir estudos e investigações históricas sobre o desenvolvimento atual da filosofia de Santo Tomás e também para abrir um debate mais amplo sobre a contribuição da filosofia medieval no contexto histórico atual, marcado pelo multiculturalismo.”

 

 

Além disso, os acadêmicos lembraram a urgência de lidar com temas e questões filosóficas usando uma linguagem acessível, a fim de despertar a curiosidade e o interesse pelas questões abordadas, mesmo naqueles que nunca se aprofundaram no estudo da filosofia.

(com Fides)

 

 

Fonte Vatican News
Imagem Santo Tomás de Aquino - Divulgação
Mais em Notícias da Igreja
 
 
Copyright © 2024 - Diocese de Juína.
Todos os direitos reservados, navegando no site você está de acordo com os termos de uso e a nossa política de privacidade.
Desenvolvido com por Desenvolvido com amor Agência Arcanjo